quinta-feira, 16 de maio de 2013

Quem são os Crentes?


Homens de terno escuro levando uma Bíblia debaixo do braço e mulheres de cabelos longos e saia na altura do joelho. 

É esta a imagem que muitos têm dos crentes, colocando no mesmo balaio todos os cristãos que não são católicos. Porém, além de nem todos corresponderem a esse estereótipo, os crentes são apenas uma parte dos evangélicos - o termo refere-se exclusivamente aos pentecostais e neopentecostais, e não às demais linhas protestantes, considerada históricas. 


O movimento pentencostal surgiu no Brasil no início do século 20, trazido por missionários dos Estados Unidos, onde nascera em 1906, e baseia-se na crença de que o Espírito Santo continua a operar milagres na Terra - o nome vem de Pentecostes, festa em celebração à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, que ocorreu num encontro judaico naquela época. 

(Primeira Igreja Pentecostal nos Estados Unidos)

O aspecto central do culto crente é o exorcismo de possíveis demônios dos fiéis, sobretudo para curar doenças e solucionar problemas financeiros. 


Os pentecostais creem que a principal missão do cristão na Terra é combater o diabo que impede a conversão e a prosperidade. 

Em geral, o fazem de forma ardorosa. Foi justamente o intenso fervor com que os primeiros crentes demonstravam sua fé que levou outros grupos religiosos norte-americanos a denominá-los de belivers - cuja tradução (crentes) passou também a ser usada em terras brasileiras. 

(Os belivers americanos)

Mas o apelo "crente" é aplicado muitas vezes de forma pejorativa, como reprovação das rígidas normas de conduta dos adeptos. Entre elas, por exemplo, está a proibição de beber e dançar, pois seriam práticas condenadas pela Bíblia. 


Com a difusão do Neopentocostalismo, contudo, a partir dos anos 50 as regras de comportamento foram amenizadas, e hoje a maioria dos crentes não tem nada a ver com o esterótipo do jovem certinho. 


Desde roqueiros até moças ostentando tatuagens, os crentes passaram a contar com igrejas adaptadas à linguagem do fiel, como no caso da Igreja Bola de Neve, fundada por atletas.


Os Muitos Evangélicos

Conheça a diferença entre as linhas cristãs não-católicas. 

Protestantes Históricos

Engloba as diversas linhas nascidas das doutrinas dos primeiros contestadores do Catolicismo, como luteranos, calvinistas e anglicanos. 

Consideram a Bíblia a única escritura sagrada, e não reverenciam santos e imagens.

Ex: Igreja Luterana do Brasil.

Pentecostais

Influenciados por batistas e metodistas, creem na presença do Espírito Santo para operar milagres na Terra. 

Mulheres não cortam o cabelo e homens não se barbeiam. 

A vida plena, porém, acontece apena no Céu.

Ex: Congregação Cristã no Brasil.

Neopentecostais

Seguem a Teologia da Prosperidade, pela qual o crente recebe as graças de Deus ainda nesta vida, numa espécie de paraíso terrestre. 

As igrejas são mais liberais, com o uso de música pop e uma linguagem adaptada a cada tipo de fiel.

Ex: Igreja Universal do Reino de Deus. 


 .:.

0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog