sábado, 16 de maio de 2015

Trabalho e Santidade - Parte 3

(O desenvolvimento do Opus Dei chegou à vários setores da sociedade. No entanto, a fome por mais representatividade pode levar muitos de seus adeptos e líderes a encontrarem a luxúria, ambição e o hedonismo.)

A influência do Opus Dei se nota também em outros setores, como educação, política, economia e até mesmo o esporte. 

(A Universidade de Navarra é um campus universitário que foi criado em Pamplona, Espanha, em 1952, por Josemaría Escrivá de Balanguer.)

Na Espanha, onde tem cerca de 30 mil adeptos, além de atuar em dezenas de colégios e residências estudantis, a Obra mantém a Universidad de Navarra, onde se formam muitos dos mais influentes profissionais do país.

(Campus da Universidad de Navarra. No primeiro plano da foto, o prédio com arquitetura colonial é a sede do Opus Dei na Espanha e Reitoria do campus. Atrás, o edifício com vários andares e o prédio lateral à direita, é a universidade de Navarra em si. Ao seu lado, à esquerda, os dois prédios em tom terroso, são os dormitórios dos estudantes que dividem um apartamento com dimensões confortáveis um espaço para 4 pessoas por apartamento.)

A Universidad de Navarra se converteu em um imenso semeador de apóstolos do Opus Dei e a maior base de recrutamento que a Obra de Deus possui neste mundo, como eles mesmos afirmam.

(Universidad Complutense de Madri, Espanha. Fundada em 1449, é uma das mais antigas da Europa. Seu surgimento aconteceu quando o território da Espanha era apenas um aglomerado de reinos independentes. Madri acolheu cabalistas, alquimistas, astrólogos e médicos de todo o mundo conhecido na Idade Média, e foi uma das primeiras ações do homem medieval pela busca do Conhecimento. Paracelso e Nostradamus foram professores ali.)


(Prédio de Ciências Matemáticas onde se encontra o 3º maior laboratório de estudos farmacológicos da Europa. A Universidade Complutense lidera o ranking dos cursos de Sociologia, História, Filosofia, Farmácia, Jornalismo, Psicologia e Ciências Políticas do Continente. Hoje, agrega em seus mais de 5 prédios espalhados pela capital Madri um total de 98.000 estudantes.)

Na Universidad Complutense de Madri, os fiéis da prelazia têm influência em quase todas as faculdades e dominam as pesquisas sobre Direito Canônico: só 4 dos 25 docentes da área não pertencem à Obra. 

(Cidade universitária da USP. É o segundo maior complexo universitário unido num único espaço do mundo. Além da mais famosa e conceituada faculdade de Medicina da América Latina a USP também acaba sendo um dos pontos de apoio para captação de membresia seleta do Opus Dei.)

No Brasil, eles não têm faculdades, mas seus fiéis estão em importantes universidades como USP, Unifesp, e PUC. Na USP, essa influência é mais clara.

(José Serra, ex-governador de São Paulo, também é adepto do Opus Dei.)

Membros da prelazia ocupam postos importantes. Mas é difícil contabilizar, porque muitos não declaram que pertencem ao Opus Dei.

Nos colégios e faculdades do Opus Dei na Espanha, estudam vários integrantes da elite conservadora, como os filhos do Primeiro-Ministro Mariano Rajoy . 

(Mariano Rajoy Brey, Primeiro-Ministro da Espanha. Como seu antecessor e amigo, José María Aznar, também-primeiro ministro, ambos eram adeptos do Opus Dei.)

A afinidade do chefe de governo espanhol com a prelazia foi visível nos seus primeiros anos de governo, tanto pela presença de seus integrantes - quatro políticos entre ministros e ex-ministros pertencentes à Obra - quanto pelas políticas ditadas nestes períodos. 

(Patrícia Yurena Rodrígues, à direita, Miss Universo em 2013, surpreendeu a sociedade espanhola ao assumir sua homossexualidade. Registros arqueológicos comprovam que a Espanha desde a ocupação romana, enfrenta sua história de homossexualidade social de forma não homogênea e agressiva. A inflexibilidade religiosa e conservadora do povo espanhol contribui para a homofobia e perseguições.)

Eles são um dos grupos que fazem coro para dificultar a aprovação de leis ligadas às questões de igualdade de gênero, como o divórcio e uniões civis que não sejam o casamento.

(Lluís não é apenas um homem bonito, inteligente e um dos maiores partidos da Espanha, é também o mais jovem Vice-Presidente a ocupar esta cadeira do Banco Popular, similar ao nosso Banco Caixa Econômica Federal, aqui no Brasil. Formado em Direito pela Universidad de Barcelona e filho de políticos, Lluís representa um grande diamante para o Opus Dei.)

No setor bancário, o Grupo Banco Popular, um dos cinco mais importantes da Espanha, tem Lluis Valls Taberner, membro do Opus Dei, como presidente. 

No Brasil, a repercussão e a influência do Opus Dei na sociedade não é tão clara - principalmente porque muitos dos integrantes não declaram abertamente pertencer à prelazia. Dentro da Igreja, seu único diocesano - dom Rafael Llano Cifuentes, da arquiodicese do Rio de Janeiro - costuma se aliar a outros grupos conservadores, como Comunhão e Libertação, Focolare e Neocatecumenato. 

(Dom Rafael Llano Cifuentes, Bispo Emérito de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Título conferido pelo Papa Bento XVI.)

O peso teológico deles dentro a Conferência Nacional de Bispos do Brasil é pequeno. Mas, como o Opus Dei não tem de prestar contas à diocese, não há registros dos fiéis que fazem parte desse grupo. 

(Reunião do Movimento dos Focolares em 6 de Outubro de 2014. É um grupo católico conhecido também como Obra de Maria criado na Itália em 1943 por causa da Segunda Guerra. É um movimento de ajuda e apoio aos mais carentes da sociedade, como a Pastoral da Criança aqui no Brasil, representada pela saudosa Zilda Arns.)

(Caminho Neocatecumenal abrange um trabalho bem interessante entre os católicos. É uma escola teológica itinerante que viaja por várias cidades do país trazendo conhecimento, compartilhamento e ensinamentos das doutrinas básicas católicas. Quando ocorre sua visita, é comum que muitos católicos sem condições financeiras batizem e realizem os sacramentos e primeira-comunhão de seus filhos sob uma reunião festiva e pública.)

(É também um grupo católico criado na Itália em 1954, também fomentado pelo fim da Segunda Guerra. Com mais de 100.000 membros por todo o mundo, esse grupo é um dos mais conservadores e sua missão é a "madura educação cristã dos seus membros e a colaboração à missão da Igreja em todos os âmbitos da sociedade contemporânea", como afirmam.)

Na política e na economia, o trabalho não é da instituição, mas de pessoas, dizem seus líderes. Incentiva-se que os católicos se sintam responsáveis pela solução dos problemas da sociedade em que vivem.

Se alguém do Opus Dei alcança o prestígio, se lhe oferecem um posto político ou outro posto de destaque, é um problema exclusivamente seu. Não existe uma orientação para conseguir poder nem no Vaticano nem no Estado, afirmam. 

(Acompanhem pelo gráfico a expansão do Opus Dei pelo mundo. A legenda no lado esquerdo informa o ano de chegada da Obra nos vários continentes do planeta.)

Os fiéis buscam seguir o que disse o fundador da Obra em seu livro Amigos de Deus:

"Nós somos homens da rua, cristãos comuns, na torrente circulatória da sociedade, e o Senhor nos quer santos, apóstólicos, precisamente no meio do nosso trabalho profissional."
Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, pag. 163.



Continua...



0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog