sexta-feira, 3 de abril de 2015

Qual o Simbolismo do Coelho e dos Ovos de Chocolate?


Oferecer ovos como presente é uma tradição anterior ao Cristianismo.

(Ritual da fertilidade no Egito onde os ovos eram um símbolo de um novo começo e nascimento.)

Na Babilônia e no Egito antigo, estavam associados ao culto da fertilidade. A tradição vem do Oriente, onde eram embrulhados com cascas de cebola e cozidos com beterraba para ficarem coloridos e serem oferecidos na Festa da Primavera.

(Deusa celta Eostre ou Ostera.)

Na Europa os Celtas adoravam a Deusa Eostre, a mãe da vida e da Primavera, que concedia os frutos e abençoava a sexualidade nesta época do ano. Por isso, o mês de Abril-Maio, dependendo do calendário lunar, era o mês do casamento e dos nascimentos de bebês. 

É aqui que nasce o símbolo da Deusa que é o Coelho Branco.

(A Páscoa que os cristão comemoram hoje em dia é uma transposição da páscoa (Pessach) judaica, que ocorre no mês de Nissan (Março-Abril, dependendo do calendário lunar, pois os judeus utilizam a Lua e não o Sol como seu marcador de tempo) comemorada por Jesus e seus discípulos por consequência de sua Paixão. Ali ele disse: "E, digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no Reino de meu Pai." - Sendo assim, ele aguarda a chegada de seus adeptos para uma última páscoa e neste ritual os ovos não aparecem.)

Os cristãos recém-convertidos na Europa se inspiraram nestes costumes e os consagraram como lembrança da ressurreição de Jesus, porque simbolizava a nova vida, que é o sentido do próprio ritual quando criado, tanto no Oriente quanto na própria Europa. 

(Imagem do Códice Zouche-Nutall onde vemos reis compartilhando uma bebida a base de chocolate entre os povos Mixteca descendentes dos Olmecas, México. Durante a invasão espânica os novos colonizadores tiveram contato com a iguaria e exportaram toneladas de barras de chocolate para a Europa. No entanto, o chocolate daquele período nada tem a ver com o chocolate que hoje apreciamos: doce, cremoso e ao leite. Era amargo, duro e amanteigado, por isso, bebia-se adicionando leite e açúcar.)

(Os primeiros chocolateiros foram os monges espanhóis, que por ordem do Rei Felipe da Espanha, depuravam e criaram as primeiras fórmulas adocicadas do chocolate exportando para o mundo.)

O ovo de chocolate oferecido na Páscoa, porém, apareceu pela primeira vez no século 18, com o desenvolvimento da indústria alimentícia na Europa, onde foi resgatado o antigo símbolo do povo pagão (lit. camponês) associando o coelho branco ao Marketing na apresentação do produto devido a sua grande prole e simbolizar a fartura entre as famílias.

(Fábrica alimentícia em Zurique, Suíça, séc. XVIII. Era em indústrias como essas que o chocolate era feito e se popularizou por todo o mundo. Foi num dia do ano de 1867 que em sua fábrica Henri Nestlé encontrou o equilíbrio entre o leite, açúcar e cacau presenteando o mundo com o moderno chocolate.)

(Henri Nestlé, químico, juntamente com Daniel Peter, ambos suíços, conseguiram criar com perfeição o chocolate moderno. Que delícia! Nestlé é um dos nomes eternizados na chocolateria mundial e foi dono de umas das indústrias mais antigas do mundo permanecendo, até os dias de hoje, em mãos da família deste empresário. Ressaltamos que na 2ª Guerra, Nestlé foi um dos grandes distribuidores de alimentos numa Europa faminta. Se por um lado ele se enriqueceu com isso, por outro, alimentou vários desvalidos...) 

(Daniel Peter, amigo de Nestlé e co-criador da barra de chocolate ao leite.) 

Os anglo-saxões (modernos países da Dinamarca, Noruega e Escócia) contavam às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam entre as plantas. 

(Caçada aos ovos de páscoa na Casa Branca, uma tradição mantida desde a criação da Casa e dos primeiros presidentes que residiram ali. Na manhã de Domingo, crianças de várias escolas e concursos são convidadas para, juntamente com a família do Presidente, procurarem o maior número de ovos nos jardins da Casa Branca.)

Na manhã do dia de Páscoa, elas tinham de procurá-los nas ruas e nos jardins. 


.:.


0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog