sexta-feira, 19 de abril de 2013

O que é a Igreja Católica Brasileira?


Fundada em 1945 como uma dissidência da Igreja Romana, a Igreja Católica Apostólica Brasileira (Icab) foi criada pelo bispo dom Carlos Duarte Costa, que, na época, comandava a Diocese de Botucatu, em São Paulo.


Embora ocupasse um dos altos postos na hierarquia católica, o bispo criticava abertamente vários dogmas da instituição, como o celibato obrigatório e a infabilidade papal.

O sacerdote também causava polêmica por sua atuação política: foi taxado de comunista, por entre outras coisas, defender a reforma agrária e, em 1942, chegou a apelar ao então presidente Getúlio Vargas para que intervisse na Igreja e expulsasse os religiosos que, segundo Dom Carlos, seriam fascistas e nazistas.


Não sendo atendido, acusou a Igreja de espionagem em favor do totalismo. 

As atitudes de dom Carlos o colocaram em confronto direto com a Igreja Católica e, após cumprir uma suspensão, em 1944, foi, por fim, excomungado um ano depois.

O bispo saiu atacando: "Deus não é e nem foi propriedade de nenhuma religião", disse ele. E, no mesmo dia de sua excomunhão, fundou a Icab, pregando a total independência da igreja em relação a Roma e ao papa.


A não aceitação do papa como autoridade infalível, aliás, é uma da principais diferenças entre a Igreja Romana e a Brasileira. A filosofia da Icab é a de que todos os homens estão sujeitos a pecar, e, como homem, o papa deve ser visto da mesma forma.

A Icab também defende ideias que podem ser consideradas mais liberais, como a aceitação do divórcio - segundo sua doutrina, como todo Ser Humano comete erros, todos devem ser perdoados e ganhar nova oportunidade de constituir uma família.

As discordâncias em relação ao Vaticano podem ser observadas ainda na não obrigatoriedade do celibato clerical e na defesa do controle de natalidde.

Outra diferença é que em sua liturgia não existe confissão auricular, que é feita ao padre. Há, sim, uma confissão comunitária, realizada mentalmente durante a celebração.


O fiel confessa a Deus, e cabe ao padre, em nome do Criador, lhe dar a absolvição. Já os Sacramentos, como Batismo, Casamento e Crisma, são iguais. Entretanto, apesar das semelhanças de ritual, como no caso dos sacramentos, a Igreja Católica Romana nunca reconheceu a legitimidade da Icab. Da mesma forma, não valida as ordenanças feitas por ela.

Seja como for, ao longo dos anos a Icab atraiu para suas fileiras vários religiosos afinados com as ideias de seu fundador - os novos sacerdotes são formados em três seminários, localizados em Brasilia (DF), Curitiba (PR) e Niterói (RJ).

(Icab Brasília)

Diversos adeptos também foram seduzidos e, atualmente, a igreja conta com cerca de 500 mil fiéis espalhados por todo o Brasil, em mais de 800 templos. 

Referências Bibliográficas

Site

www.icab.org.br


.:.

0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog