quinta-feira, 6 de junho de 2013

Quantos são os Profetas do Islã?



Embora o mais conhecido dos profetas muçulmanos seja Muhammad (Maomé), há milhares além dele e são mais de 120 mil.

Entretanto, poucos, apenas 25, são citados nominalmente no Corão.

Entre eles estão personagens bíblicos como Adão, Enoque, Noé, Abraão, Jacó, Moisés, Salomão, João Batista e Jesus.

Allah teria enviado suas normas para os fiéis por meio dos livros sagrados e também dos profetas, que são os responsáveis por aplicar as leis divinas na vida cotidiana.

Um dos preceitos básicos do Islamismo reza que todo muçulmano deve acreditar nos mensageiros do Criador, sem fazer nenhuma distinção entre eles.

Porém, nem todos aparecem com o mesmo destaque no Corão. No caso de Adão, por exemplo, não é declarado que ele seja um profeta, mas há textos que apontam nessa direção.

(Enoque)

Outros como Enoque e Ezequiel, são apenas mencionados, sem maiores detalhes. Na realidade, em meio aos milhares de mensageiros, há um seleto grupo dos mais prestigiados no Islã: Muhammad, Jesus, Moisés, Noé e Abraão.

Como eles têm histórias mais marcantes que os demais, tornaram-se mais conhecidos. E, dentro todos, Muhammad é tido como o principal.

(Maomé e o Anjo Gabriel)

O profeta Muhammad foi enviado para toda a humanidade e não apenas para um povo específico, como ocorreu com os profetas que o antecederam. Por isso, ele é considerado o mais importante.

Seja como for, cada vez que o nome de qualquer profeta é citado, os muçulmanos repetem a súplica “que a paz e a benção de Allah estejam sobre ele”.

Segundo a tradição, é uma forma de agradecê-los por seus ensinamentos.

Veja abaixo como alguns desses mensageiros são apresentados no livro sagrado do Islã:

Jesus


Ele é citado diversas vezes no Corão como um enviado ao povo de Israel para lembrar-lhes a importância do amor e da misericórdia. Mas há ressalvas quanto ao caráter divino de Jesus, como a mencionada na 4ª surata:

Jesus, filho de Maria, foi tão somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo (…)

Sabei que Deus é Uno. Glorificado Seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho”.

José


O homem que, na infância, foi jogado num poço pelos irmãos e mais tarde tornou-se conselheiro de um faraó tem sua importância resumida no último verso da 12ª surata:

Em suas histórias há um exemplo para os sensatos. É inconcebível que seja uma narrativa forjada, pois é a corroboração das anteriores, a elucidação de todas as coisas, orientação e misericórdia para os que creem”.

Aarão


Irmão de Moisés, Aarão teve papel fundamental na condução do povo que estava no Egito, como ao tentar conter as heresias dos hebreus durante as quarenta noites de solidão de Moisés.

Na surata As Narrativas, o Corão diz:

Em verdade, fortalecer-te-emos com teu irmão; dar-vos-emos tal autoridade, para que eles jamais possam igualar-se a vós”.

Zacarias


No livro sagrado muçulmano, Zacarias é apresentado como o educador de Maria, Mãe de Jesus.

Ele pede ao Senhor que lhe dê também um filho, apesar de sua idade avançada e de sua mulher estéril.

Ao sair do templo, Zacarias ficou mudo, mas comunicou com sinais ao povo que glorificassem Deus de manhã à tarde.

Seu pedido foi atendido e ele foi pai de João Batista. 


.:.

0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog