domingo, 10 de março de 2013

Passo-a-Passo da Transformação - Parte 4

Centros de Peregrinação pelo Mundo


1 - Meca, Arábia Saudita



Todos os anos, cerca de 4 milhões de muçulmanos vão a Meca atendendo a uma determinação de Allah. De acordo com a tradição, todo fiel deve peregrinar até a Caaba, o templo máximo do Islã, pelo menos uma vez na vida, refazendo a jornada de Abraão pelo deserto.

2 - Jerusalém, Israel

(O Domo da Rocha em Jerusalém)

(Muro das Lamentações em Jerusalém)

(Via Crucis em Jerusalém)

Ponto de peregrinação judaica, muçulmana e cristã, Jerusalém recebe fiéis que visitam o Muro das Lamentações (onde está o que restou do Templo Sagrado judaico), percorrem o Domo da Rocha (erguido no local onde Maomé ascendeu aos Céus) e refazem a via-crúcis de Jesus. 

3 - Monte Fuji, Japão


(Ponto mais alto do Monte Fuji)

(Percurso de Peregrinação ao Monte Fuji)

O Monte Fuji era a morada de oráculos que faziam previsões aos peregrinos vindos das mais remotas partes do país. Hoje, mesmo sem os oráculos, o local recebe cerca de 300 mil visitantes por ano, que percorrem a trilha para o topo, aberta apenas no verão. 

4 - Alahaba, Índia

(durante dias os crentes esperam ansiosos para entrarem no Rio Ganges)

 (Pontes temporárias são construídas para servir aos milhares de peregrinos no Alahaba)

 (Assista ao documentário da National Geografic sobre um dos maiores encontros religiosos do mundo)

A cada doze anos a cidade é palco da maior peregrinação do planeta, o Kumbha Mela. No último festival, em 2012, 25 milhões de fiéis participaram do ritual que consiste em banhar-se no encontro das águas dos rios Ganges e Yamuna para redimir-se de todos os pecados. 

5 - Lourdes, França




Foi em 1858 que Nossa Senhora fez sua primeira aparição para a menina Bernardette na Gruta de Massabielle, na cidade de Lourdes. Por conta dos inúmeros milagres atribuídos à santa, católicos de todo o mundo visitam o local em busca de curas e bençãos. 

6 - Monastério de Sergiev Posad, Rússia



(Monastério onde descansam as relíquias do Monge Sergiev)

No local, considerado o maior centro de peregrinação da Igreja Ortodoxa russa, o monge Sergiev teve uma visão da Virgem Maria. Depois de morto, o religioso foi canonizado e centenas de fiéis ortodoxos vão ao local ver suas relíquias. 

7 - Juazeiro do Norte, Brasil 



O padre Cícero Romão Batista ficou famoso por seus dons curativos. Por isso, todos os anos a cidade cearense recebe milhares de romeiros que vão em buca das bênçãos do sacerdote. 

8 - Aparecida do Norte, Brasil 




O Santuário de Aparecida que abriga a imagem da padroeira do Brasil, recebe em média 8 milhões de peregrinos por ano. 

9 - Monte Sinai, Egito




Foi nessa montanha que Moiséis recebeu os Dez Mandamentos. Também ali ergeu-se o monastério ortodoxo de Santa Catarina, que é visitado por peregrinos ortodoxos, cristãos, judeus e muçulmanos. 

10 - Varansi, Índia



Nas escadarias (chamadas de ghats) às margens do Rio Ganges, os peregrinos hindus tomam um banho para purificar-se. Também crêem que os ghats fazem a ligação entre o terreno e o Divino, por isso muitos vão à cidade para morrer e ter seu corpo cremado. 

11 - Katmandu, Nepal

A Stupa de Swayambhunath é um dos mais antigos santuários do Vale de Katmandu. Todos os dias, antes do amanhecer, peregrinos budistas e hindus sobem os 365 degraus que conduzem a um dos maiores templos do Nepal. 

12 - Monte Kailash e Lago Mansoravar, Tibete

(Monte Kailash, Tibete, China)

 (Lago Mansoravar, Tibete, China)

Localizados na região de Burang, são visitados por hindus, budistas, jainistas, e böns (do antigo Xamanismo tibetano). Os fiéis caminham ao redor da montanha para livrar-se de seus pecados. 

13 - Vaticano, Itália


Principal centro de peregrinação católica. É ali, em contato com o papa, que os fiéis renovam os votos de fé e participam de celebrações. 

14 - Assis, Itália


Cidade natal de São Francisco, exemplo de caridade e desprendimento, é visitado por fiéis de todas as religiões. 

15 - Fátima, Portugal


Centro de peregrinação católica, o local foi palco da aparição da Virgem Maria para três camponeses, em 1917.

16 - Compostela, Espanha


O medieval Caminho de Santiago de Compostela é uma das peregrinações mais populares e conhecida em todo o mundo. 

17 - Hebrom, Israel


A gruta de Makhpela tornou-se local de peregrinação judaica por abrigar os túmulos dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, que foram sepultados lá com suas respectivas esposas. A visita às tumbas representam respeito.

18 - Stonehenge


Situado no centro da ilha da Inglaterra, é um ponto de encontro de muitas religiões pagãs, como os wiccanos e xamãs de várias denominações da Europa. Ali, todos os anos, milhares de pessoas tentam entender o que fizeram antigos ingleses erguerem os megalitos em círculos perfeitos. 


Fim.:.

 
Referências Bibliográficas


Livros 

A Arte da Peregrinação, de Phil Cousineau, ed. Ágora, 1999.
Caminhos Sagrados, de Nicholas Shrady, ed. Objetiva, 1999.

Site

www.sacredsites.com

Vídeos









0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog