sábado, 20 de junho de 2015

Trabalho e Santidade - Parte 4

(São Josemaria Escrivá)

Nascido na Espanha, Josemaria Escrivá é um santo que não aparece com frequência nas igrejas católicas, mas está presente em todos os centros e capelas do Opus Dei. 

Sua canonização foi a mais rápida da história: ele morreu em 1975 e é santo desde 6 de outubro de 2002.

O papa João XXIII, por exemplo, faleceu 12 anos antes, foi beatificado há quatro e sua santificação não está prevista.


Escrivá foi canonizado dez anos depois de beatificado, numa cerimônia assistida por mais de 300 mil pessoas.

Os milagres apresentados foram a cura de uma freira carmelita que sofria de um grave tumor e para a canonização, da doença radiodermite crônica no dorso das mãos e nos dedos de um médico.

O caso ainda provoca controvérsias. O mérito dado pela comissão vaticana foi muito discutido pelos dermatologistas, que consideraram que não se trata de uma doença cancerígena. 

(Escrivá quando estudava no seminário teológico em Roma.)

A vocação de Escrivá despontou cedo...

Aos 16 anos, decidiu ser sacerdote. Era devoto fervoroso da Virgem Maria e passava os dias orando e praticando as mortificações e jejuns. 

Já como sacerdote, visitava doentes e pobres. 

Doutorou-se em Direito Civil. Os conhecimentos da lei foram essenciais para a criação da prelazia, segundo o direito canônico.

(Josemaría Escrivá entre os irmãos Santiago e Carmem.)

Durante a perseguição religiosa na guerra civil espanhola, precisou refugiar-se, mas isso não o impediu de propagar a Obra, mesmo num clima de calúnias e denúncias. Para muitos padres, proclamar a vocação à santidade do mundo era heresia. 

Uma de suas obras importantes é Caminho, vendida para mais de 3,5 milhões de pessoas em 39 países. 

(Em o Caminho Josemaría Escrivá demonstra pouca tolerância à um atitude equilibrada e branda no que concerne a vida religiosa. Ele defende um tipo de "tudo ou nada", que em muitas instâncias pode ser prejudicial ao adepto sem instrução ou preparação emocional para uma jornada espiritual, que deve ser sempre calma e assertiva.)

A publicação chegou a ser queimada em público num colégio de religiosas de Barcelona, cidade onde o governador dera ordem de prender Escrivá. 

O Modo de Ser Opus Dei

A Opus Dei mantêm uma hierarquia rígida. O prelado, que responde ao papa, é o líder. Homens e mulheres têm funções diferentes e não se misturam. Vejamos abaixo:

Ícones - Costuma haver poucas imagens nos centros e nas capelas do Opus Dei, em geral apenas Jesus, Maria e Joseramaría Escrivá.

Fiéis - Há predominância de camadas sociais mais altas, sofisticadas, com alto nível intelectual, por isso, o público-alvo são universitários.

Celibato - É praticado por sacerdotes e por fiéis leigos (homens ou mulheres) que se dedicam totalmente às tarefas apostólicas particulares do Opus Dei e vivem nos centros da Obra. 

Celebrações - Os fiéis comungam diariamente e se confessam uma vez por semana. Os homens participam da celebração num centro masculino e as mulheres, num feminino. 

(Um dos momentos de Escrivá diante dos fiéis e das câmaras.)

São lidos trechos dos Evangelhos e podem também ser comentadas obras de Escrivá, como o livro Caminho.

Práticas Cotidianas - Além da miss, todos os dias também leem o Novo Testamento e um livro de espiritualidade do Opus Dei. Rezam diariamente o terço e praticam retiros anuais.

Penitências - O exercício diário do espírito de sacrifício é incentivado. São feitos desde jejusn até a mortificação corporal - adaptada à idade e a estado de saúde - que inclui o uso de cilício cinto áspero, que se leva em volta da cintura ou na perna, com nós ou pontas de ferro afiadas, que faem parte da antiquíssima tradição acética da Igreja. 

Controle de Natalidade - Respeitam estritamente a proibição da Igreja em relação aos anticoncepcionais, por isso os casais costumam ter famílias numerosas. São criminosas e anticristãs todas as teorias que fazem limitação da natalidade um ideal ou um dever universal, escreveu Escrivá em Questões Atuais do Cristianismo.

Santa Linhagem

(Documentário do Vaticano com Josemaría de Escrivá, em Espanhol.)

Como se distribui a hierarquia do Opus Dei:

Líder = Papa
||
Prelado
||
Conselho Geral*   =>  Assessoria Geral**
||
Vigário Regional =>  Sacerdotes - Conselheiro Regional - Assessoria Regional
(em países com poucos fiéis)

Vigário Regional => Vigário de Delegação - Conselheiro Regional - Assessoria Regional
(em países com muitos fiéis)
||
Diretoria Espiritual
||
Fiéis

* Formado por 12 homens celibatários
** Formado por 12 mulheres celibatárias



Fim.:.



Referências Bibliográficas

Livros

Caminho, de Josemaría Escrivá, ed. Quadrante, São Paulo 1999.

O Opus Dei, de Dominique Le Tourneau, Ed. Rei dos Livros, Lisboa, 1985.

Questões Anuais do Cristianismo, de Josemaría Escrivá, Ed. Quadrante, São Paulo, 1986.

Opus Dei, Uma Investigação Jornalística, de Vittorio Messori, ed. Notícias, Lisboa, 1994.

A Prodigiosa Aventura do Opus Dei: Gênese e Desenvolvimento da Santa Máfia, de Jesús Ynfante, ed. Ruedo Ibérico, Paris, 1970.

Adiós a la Cristandand: La Iglesia Católica Española em la Democracia, de Juan José Tamayo, Ed. Los Libros, Espanha, 1978.
 
Sites

www.morrovelho.org.br

www.opusdei.org.br 




    

0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog