segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Tesouro do Islã - Parte 3



Moisés fala com Deus

Certo dia, ele disse à família: "Avistei fogo, trar-vos-ei notícias dele, ou trar-vos-ei as brasas, para acenderdes uma fogueira que vos aquecerá". Quando, porém, se aproximou das sarças, ouviu uma voz: "Bendito seja Quem está dentro do fogo e em suas vizinhanças, e glória a Allah, Senhor do Universo!

"Ó Moisés, Eu Sou Allah, o Poderoso, o Prudentíssimo."

Moiséis pensou em correr, mas Allah o repreendeu: "Não temas, porque os mensageiros não devem temer a Minha presença". Desta maneira, Moiséis recebeu o título de Kalimullah, Aquele que fala com Deus diretamente, sem intermediação dos anjos.

[Assim como narra a Bíblia, o Corão conta que, temendo ver o filho morto, a mãe de Moisés o abandonou num cesto às margens do Nilo. Salvo pela mulher do faraó do Egito, o israelita foi criado na corte. Após matar um homem, fugiu para a região de Median, onde se casou e viveu durante algum tempo, até decidir libertar seu povo do cativeiro no Egito. Para os muçulmanos, ele é lembrado como um grande benfeitor e um profeta que veio ao mundo para difundir a fé no Deus único.]



O Pecado de Adão


"Do barro criarei um homem", disse Allah.

"Quando o tiver plasmado e alentado com o Meu Espírito, prostrai-vos ante ele", ordenou aos anjos, que se prostraram, unanimemente.

Uma única criatura angelical, porém, não se prostrou diante do homem criado, que se chamava Adão. Seu nome era Lúcifer. Ele se ensoberbeceu, e dali em diante passou a se contar entre os incrédulos. Foi Lúcifer, então chamado de Satanás, quem tentou Adão, sussurando-lhe: "Ó Adão, queres que te indique a árvore da eternidade e do reino eterno?"

Adão e Eva comeram os frutos da árvore. Suas vergonhas, então, foram manifestadas e eles puseram-se a cobrir seus corpos com folhas das plantas do Paraíso. Adão desobedeceu ao seu Senhor, deixando-se seduzir. Mas logo o seu Senhor o absolveu.

[Assim como a bíblia, o Corão conta que Adão foi criado a partir do barro. mas quando se trata do episódio da tentação por Satanás, as narrativa divergem. Segundo o livro sagrado dos muçulmanos, Adão e Eva comeram juntos o fruto proibido. Este ato, porém, não é encarado no Islã como pecado, e sim como parte natural da busca humana por conhecimento, representada pelo furto. Com esta experiência, ele perdeu a pureza primordial, mas obteve o discernimento que permite ao homem escolher entre a virtude e o pecado, explicam os mulçumanos. Ao nascer, todo ser humano refaz, em seu microcosmo, segundo a doutrina islâmica, a trajetória do profeta Adão.]



Davi, o Rei Perfeito


E Allah falou a respeito de Davi: "Nosso servo, Dahud, o vigoroso, foi contrito". Quando Davi matou Golias, Allah lhe outorgou o poder e a sabedoria, e fortaleceu o seu império. Davi foi justo e reto, e o Profeta Muhammad se escandalizou quando leu as passagens bíblicas que o denegriam.

Foi então que Allah revelou o versículo condenando os profanadores das Escrituras: "Ai daqueles que copiam o Livro, alterando-o com as suas mãos para negociá-lo a preço irrisório. Ai deles, pelo que suas mãos escreveram! E ai deles pelo que lucraram!"

[Um dos grandes monarcas de Israel, Davi se sobrassai nas tradições judaica e cristã como um guerreiro corajoso e um homem de fé, mas que teria cometido desvios como abuso do poder; adultério e assassinato, embora, ao fim da vida, se mostrasse arrependido. O Corão, entretanto, tem uma visão diferente sobre o rei que unificou os israelita. Segundo as narrativas sagradas dos muçulmanos, Davi teve uma história sem máculas e dedicada à glória de Allah. Teria sido um homem perfeito.]



A Saga de Maria e Jesus


As dores do parto constragiam Maria, e ela retirou-se para um lugar afastado. Sozinha, buscou refúgio junto a uma tamareira. Disse: "Oxalá eu tivesse morrido antes disso, ficando completamente esquecida". Uma voz porém, a chamou: "Não te atormentes, porque teu Senhor fez correr sob os teus pés um riacho. E sacode o trono da tamareira, de onde cairão sobre ti tâmaras maduras e frescas".

Desta maneira, ela encontrou alimento e água e pôde dar à luz o Messias, chamado de "Jesus , o filho de Maria".

Deus falou à Virgem: "Ele (Jesus) ensinará a escrita, a sabedoria, a Torá e o Evangelho. E será um mensageiro para os israelitas". Com o beneplácito de Allah, Jesus apresentou uma série de sinais ao seu povo e disse: "Eis que plasmarei do barro a figura de um pássaro, na qual assoprarei, e a figura se transformará em pássaros, na qual assopararei, e a figura se transformará em pássaro; curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os motos, pela vontade de Allah, e vos revelarei o que consumis e entosourais em vossas casas. Eu vim para confirmar-vos a Torá, que vos chegou antes de mim, e para liberar-vos algo que vos estava vedado. Eu vim com um sinal do Vosso Senhor. Temei a Allah, e obedecei-me. Sabei que Allah é o meu senhor e vosso. Adorai-o. Essa é a senda reta".

Diante da incredulidade entre seu povo, Jesus encontrou apoio nos discípulos, que disseram: "Nós seremos os colaboradores, porque cremos em Allah, e testemunhamos que somos muçulmanos".

[Maria ocupa o topo da hierarquia espiritual feminina no Islã, sendo considerada a mais perfeita das mulheres. Jesus, muitas vezes chamado de "Espírito da Santidade", tem também um papel de destaque no Corão. Acredita-se aque ele retornará no fim dos tempos para combater o Anticristo e criar um reino de paz na Terra, até o Dia do Juízo.]


FIM.



Referências Bibliográficas

Livros

O Significado dos Versículos do Alcorão, tradução e nota do professor Samir El Haye, ed. Jornalística, 2001.

A Bíblia, o Alcorão e a Ciência, de Maurice Bucaille, Wamy - Assembléia Mundia da Juventude Islâmica.

Compreender o Islão, de Frithjof Schuon, Edições Dom Quixote, 1990.

0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog