Os dois.
Tudo vai depender da tradição religiosa. Enquanto os judeus têm o sábado como dia sagrado, os cristãos, com exceção dos adventistas, praticam seus rituais litúrgicos no domingo.
Para o Judaísmo, o sábado - shabat, em hebraico - é o dia do descanso, pois, segundo a Torá, Deus criou o mundo em seis dias, de domingo a sexta-feira, descansando no sétimo. "Se até Deus, que e onipotente, descansou, nós também devemos descansar. Ele nos deu o exemplo", diz o rabino Sérgio Margulies, da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro.
Na verdade, o shabat começa antes, já no entardecer da sexta-feira, com o surgimento das estrelas, e vai até a mesma hora do sábado. Nesse período, são feitas rezas refeições em família e visitas à sinagoga.
A Celebração do domingo pelos cristãos, por sua vez, está ligada à ressurreição de Jesus, que, segundo os Evangelhos, subiu aos Céus no domingo seguinte à sexta-feira em que foi crucificado. A ressurreição de Cristo foi entendida como uma nova criação.
Antes os homens viviam em pecado, segundo a visão católica, mas foram redimidos pelo Messias. Assim, embora os primeiros seguidores de Jesus continuasse a frequentar os rituais de sábado, como os judeus, com o tempo os cristãos passaram a dar mais importância ao primeiro dia da semana.
Mas o reconhecimento oficial do domingo como dia santo veio somente no ano 321, por determinação do imperador romano Constantino, que se convertera ao Critianismo. Desde então o domingo é um dia de descanso, em que não se pode trabalhar e se deve participar da Eucaristia.
Além do sábado e domingo, os demais dias da semana também são considerados sagrados em outras crenças. Confira alguns exemplos abaixo:
Umbandistas
Cada um dos orixás - as divindades no panteão da Umbanda - tem o seu dia da semana específico, em que recebe orações e homenagens dos fiéis aos quais está associado. Alguns exemplos são: Ogum - terça-feira; Xangô - quarta-feira; Iemanjá - sábado.
Islâmicos
Para os muçulmanos, a sexta-feira é santa. Segundo a tradição, foi quando Allah criou Adão e também será o dia em que virá o Juízo Final. Na sexta-feira, todos os adultos do sexo masculino devem comparecer a uma mesquita para a prece do meio-dia.
Adventistas
Apesar de serem cristãos, os fíeis da Igreja Adventista do Sétimo Dia guardam o sábado, assim como os judeus. Segundo afirmam, fazem isso em observância à Bíblia, que especifica que este dia é de descanso, sendo assim reservado à veneração do Criador.
Fim.:.
0 comentários:
Postar um comentário