Observe a ilustração. O que será que o índio está fazendo?
Não, ele não ora pra que escape das garras de uma onça, mas sim como forma de respeito antes de caçá-la.
Assim, são as religiões animistas: consideram que animais, plantas e tudo o que existe tem alma, assim como o homem. O animismo se expressa por uma visão espiritual integrada do indivíduo com a natureza.
Primeiras manifestações religiosas do planeta, os credos animistas ainda hoje estão presentes sobretudo em comunidades indígenas e tribos na América, na África e na Oceania.
Além da crença na presença da alma em todos os seres, essas comunidades se caracterizam pelo culto aos antepassados e pela vida social atrelada à religiosa. Em geral, o líder espiritual é um dos chefes da tribo.
O termo animismo surgiu somente em 1871, quando o antropólogo inglês Edward Tylor usou a palavra animus - alma em latim - para classificar a religião desses povos ancestrais, que segundo ele tenderia a desaparecer. Para Tylor, com o tempo essas comunidades se tornariam politeístas e por fim monoteístas.
O que se viu, porém, é que as crenças animistas se mantém vivas até hoje, e o índio que reza para caçar numa floresta está ao lado de um europeu que ora a Deus para não ser devorado por uma onça.
Fim.:.
0 comentários:
Postar um comentário