A prece é um elemento universal da espiritualidade humana, encontrada em todas as tradições religiosas. Cada uma delas segue seus próprios rituais, mas o objetivo principal é o mesmo: comunicar-se com a divindade, numa atitude de devoção e máximo respeito.
Antes mesmo de existirem sistemas de crença constituídos, o ser humano proferia palavras de apelo ao Criador, sempre com o sentido mágico de obter paz interior e alívio para o sofrimento.
Confome a doutrina, o rito pode incluir ainda procedimentos especiais. Os muçulmanos, por exemplo, sempre oram volatados para a cidade de Meca, na Arábia Saudita, onde está seu principal santuário. Além disso, só é permitido rezar em locais limpos, daí a utilização de um pequeno tapete. Ele pode ser levado para qualquer parte e é uma garantia de que se está rezando sobre um local puro.
No Catolicismo, por sua vez, ao final da prece é obrigatório fazer o sinal-da-cruz. Jesus ensinou assim, segundo a doutrina católica e, por isso, os seguidores do catolicismo seguem esse preceito.
Em alguma crenças, como o Budismo e Hinduísmo, a oração busca não só aproximar o praticante de uma realidade superior, mas também ajudá-lo a desenvolver estados mentais considerados superiores, como a calma e a alegria. É uma forma de trazer bençãos protetoras para o dia-a-dia.
Confira abaixo como alguns credos fazem da oração uma reverência ao Sagrado:
Muçulmanos
O fiel reza cinco vezes ao dia, sempre voltado para a cidade de Meca, na Arábia Saudita. Durante a oração, inclina-se para a frente, prostrado no chão, em sinal de reverência ao Criador. Reza-se sobre um tapete - cada um deve ter o seu e cuidar de mantê-lo sempre limpo.
Judeus
Na sinagoga, cada fiel tem o seu próprio livro de orações. Conforme a sequência de preces, ele alternadamente se levanta, ajoelha-se e em seguida senta-se novamente. Os homens têm de usar um pequena touca, o solidéu, como demonstraçõe de respeito a Deus.
Budista
A prece é feita diante de um relicário com a imagem de Buda. Para rezar, o budista junta as mãos, se ajoelha e se curva três vezes diante da imagem. Depois, faz as oferendas (flores, vela e alimentos), que simbolizam o ciclo da vida, a luz dos ensinamentos e a gratidão.
Católicos
A religão contém dua orações básicas: O Pai-Nosso e a Ave-Maria. Muitas vezes, o fiel reza com o rosário de 165 contas, correspondente a 15 vezes a primeira prece e, 150 a segunda. O católico geralmente reza ajoelhado e ao terminar sempre faz o sinal-da-cruz.
.:.