quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O que é o Pidion Haben?


Ritual Judaico cuja origem remonta aos tempos bíblicos, o Pidion Haben - resgate do primogênito, em hebraico - tem uma função bem específica: liberar o primeiro filho da obrigação de auxiliar o sacerdote no templo. 

Esse dever naceu com o fim da escravidão dos hebreus no Egito, quando, segundo os textos sagrados, na última praga enviada por Deus o Anjo da Morte dizimou todos os primogênitos egípcios, mas poupou os judeus.

Em troca, os primeiros filhos de Israel ficaram predestinados ao templo. Mais tarde,porém, esse encargo foi transferido aos descendentes de Aarão (os cohanim) e aos da tribo de Levi. Assim, pela dispensa das obrigações, os demais judeus deveriam realizar a cerimônia. 

O ritual também relembra a tradição judaica segundo a qual os primogênitos deveriam ser ofertados a Deus - como os primeiros frutos da colheita. 

O Pidion Haben ocorre no 31° dia de vida do bebê - só passam pelo rito os filhos nascidos em parto natural (os adotivos ou que nasceram de cesariana são dispensados do resgate). 

Na cerimônia, que trancorre em clima bem-humorado, o cohen (descendente dos cohanim) apresenta duas opções ao pai: entregar a criança ao templo ou pagar o resgate de cinco moedas de prata. 

O pai, claro, opta por  "comprar" de volta o bebê. Hoje em dia o ritual é pouco observado pela maioria dos judeus. De qualquer forma, é uma celebração muito alegre, que não busca diferenciar esse filhos dos outros. 


.:.




0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog