Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Potuguesa, dogma é um "ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentada como certo e indiscutível, cuja verdade se espera que as pessoas aceitem sem questionar".
Para os fiéis, porém, o termo adquire uma amplitude muito maior do que sugerem as frias palavras acima. Os dogmas são os pilares de uma doutrina. São verdades para as quais os fiéis dispensam comprovação histórica, por um motivo simples: são verdades de fé.
Para os estudiosos, o dogma tem um papel fundamental dentro de uma crença, pois ajuda a distinguir entre o que é sagrado e o que é profano na religião. nesse sentido, negar um dogma equivale a negar a própria fé.
Ao fazê-lo, é como se a pessoa assinasse um documento dizendo "creio em outra coisa" - e resultado, geralmente, é a exclusão do fiel dos quadros do credo.
No passado, porém os dogmas já serviram como desculpa para tristes arbitrariedades. Durante a Inquisição, por exemplo, quem não aceitava o dogmas da Igreja Católica era considerado herege e muitos foram condenados à prisão e à morte.
Ao longo da História o conceito sempre esteve associado às denominações cristãs, mas de certa forma todos os credos apresentam princípios considerados dogmáticos.
Toda crença bem estabelecida baseia-se em dogmas, como um meio de distinguir entre as demais. Ele é oferecido a todos os crentes como uma manifestação explícita do mistério que fundamenta a religião.
Confira os dogmas de algumas crenças.
Budismo
São quatro as verdades de fé: a dor é universal; o egoísmo é a causa da dor; a dor acaba quando finda o desejo; o caminho do meio ensinado por Buda anula o sofrimento.
Catolicismo
Há apenas um Deus. A Santíssima Trindade abarca os três aspectos do divino: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus é o filho de Deus.
Islamismo
Allah é o único Criador, e não há nenhuma outra divindade além Dele. O profeta Muhammad (Maomé) é o mensageiro de Deus enviado aos homens.
Judaísmo
Embora não usem o termo dogma, os judeus têm diversas verdades de fé, como a unicidade de Deus, que manifesta Sua vontade aos homens por meio da Torá.
.:.
0 comentários:
Postar um comentário