sexta-feira, 5 de abril de 2013

Santa Morte


Considerada pela maioria das pessoas um dos personagens mais tétricos que existem, a figura acima, ganhou um culto em sua homenagem e já começa a dar dor de cabeça para o governo mexicano. 

O culto à morte existe há milênios no México, mas La Santa Muerte, como é chamada a nova crença, só foi legalizada como grupo religioso em 2003. Porém, com a denúncia de um ex-adepto, que afirma que a seita forçaria os membros a cultuarem a morte, as autoridades ameaçaram cancelar o registro do grupo. 

Segundo os adeptos, para quem a dona da foice medonha, na verdade, seria um anjo a serviço de Deus e tudo não passaria de perseguição.



"Estai assustados com o nosso crescimento, pois já somos 2 milhões de seguidores, mas não abandonaremos nossa crença", afirma o líder da seita, David Romo Guillen, que promete pedir ajuda à padroeira em sua luta. 

Apesar de parecer estranho para nós, a adoração da morte no México remonta a época Maia e Asteca, onde seus habitantes cultuavam a deusa Coatlicue e/ou Mictecacihuatl, uma deusa bela e maternal no início de sua vida, mas depois de traída por seu marido e mais tarde por seus muitos filhos, se tornou sombria e vingativa.


Condenada a viver num templo e guardá-lo sob a forma de uma serpente, ela um dia, se viu grávida por um deus beija-flor, e sua vida mudaria para sempre, se tornando a Grande Deusa da Vida e Ressurreição. 

Para entender mais sobre esse mito e tema, assista ao vídeo:






0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog