Centros de Peregrinação pelo Mundo
1 - Meca, Arábia Saudita
Todos os anos, cerca de 4 milhões de muçulmanos vão a Meca atendendo a uma determinação de Allah. De acordo com a tradição, todo fiel deve peregrinar até a Caaba, o templo máximo do Islã, pelo menos uma vez na vida, refazendo a jornada de Abraão pelo deserto.
2 - Jerusalém, Israel
Ponto de peregrinação judaica, muçulmana e cristã, Jerusalém recebe fiéis que visitam o Muro das Lamentações (onde está o que restou do Templo Sagrado judaico), percorrem o Domo da Rocha (erguido no local onde Maomé ascendeu aos Céus) e refazem a via-crúcis de Jesus.
3 - Monte Fuji, Japão
O Monte Fuji era a morada de oráculos que faziam previsões aos peregrinos vindos das mais remotas partes do país. Hoje, mesmo sem os oráculos, o local recebe cerca de 300 mil visitantes por ano, que percorrem a trilha para o topo, aberta apenas no verão.
4 - Alahaba, Índia
(Pontes temporárias são construídas para servir aos milhares de peregrinos no Alahaba)
(Assista ao documentário da National Geografic sobre um dos maiores encontros religiosos do mundo)
A cada doze anos a cidade é palco da maior peregrinação do planeta, o Kumbha Mela. No último festival, em 2012, 25 milhões de fiéis participaram do ritual que consiste em banhar-se no encontro das águas dos rios Ganges e Yamuna para redimir-se de todos os pecados.
5 - Lourdes, França
Foi em 1858 que Nossa Senhora fez sua primeira aparição para a menina Bernardette na Gruta de Massabielle, na cidade de Lourdes. Por conta dos inúmeros milagres atribuídos à santa, católicos de todo o mundo visitam o local em busca de curas e bençãos.
6 - Monastério de Sergiev Posad, Rússia
(Monastério onde descansam as relíquias do Monge Sergiev)
No local, considerado o maior centro de peregrinação da Igreja Ortodoxa russa, o monge Sergiev teve uma visão da Virgem Maria. Depois de morto, o religioso foi canonizado e centenas de fiéis ortodoxos vão ao local ver suas relíquias.
7 - Juazeiro do Norte, Brasil
O padre Cícero Romão Batista ficou famoso por seus dons curativos. Por isso, todos os anos a cidade cearense recebe milhares de romeiros que vão em buca das bênçãos do sacerdote.
8 - Aparecida do Norte, Brasil
O Santuário de Aparecida que abriga a imagem da padroeira do Brasil, recebe em média 8 milhões de peregrinos por ano.
9 - Monte Sinai, Egito
Foi nessa montanha que Moiséis recebeu os Dez Mandamentos. Também ali ergeu-se o monastério ortodoxo de Santa Catarina, que é visitado por peregrinos ortodoxos, cristãos, judeus e muçulmanos.
10 - Varansi, Índia
Nas escadarias (chamadas de ghats) às margens do Rio Ganges, os peregrinos hindus tomam um banho para purificar-se. Também crêem que os ghats fazem a ligação entre o terreno e o Divino, por isso muitos vão à cidade para morrer e ter seu corpo cremado.
11 - Katmandu, Nepal
A Stupa de Swayambhunath é um dos mais antigos santuários do Vale de Katmandu. Todos os dias, antes do amanhecer, peregrinos budistas e hindus sobem os 365 degraus que conduzem a um dos maiores templos do Nepal.
12 - Monte Kailash e Lago Mansoravar, Tibete
(Monte Kailash, Tibete, China)
(Lago Mansoravar, Tibete, China)
Localizados na região de Burang, são visitados por hindus, budistas, jainistas, e böns (do antigo Xamanismo tibetano). Os fiéis caminham ao redor da montanha para livrar-se de seus pecados.
13 - Vaticano, Itália
Principal centro de peregrinação católica. É ali, em contato com o papa, que os fiéis renovam os votos de fé e participam de celebrações.
14 - Assis, Itália
Cidade natal de São Francisco, exemplo de caridade e desprendimento, é visitado por fiéis de todas as religiões.
15 - Fátima, Portugal
Centro de peregrinação católica, o local foi palco da aparição da Virgem Maria para três camponeses, em 1917.
16 - Compostela, Espanha
O medieval Caminho de Santiago de Compostela é uma das peregrinações mais populares e conhecida em todo o mundo.
17 - Hebrom, Israel
A gruta de Makhpela tornou-se local de peregrinação judaica por abrigar os túmulos dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, que foram sepultados lá com suas respectivas esposas. A visita às tumbas representam respeito.
18 - Stonehenge
Situado no centro da ilha da Inglaterra, é um ponto de encontro de muitas religiões pagãs, como os wiccanos e xamãs de várias denominações da Europa. Ali, todos os anos, milhares de pessoas tentam entender o que fizeram antigos ingleses erguerem os megalitos em círculos perfeitos.
Fim.:.
Referências Bibliográficas
Livros
A Arte da Peregrinação, de Phil Cousineau, ed. Ágora, 1999.
Caminhos Sagrados, de Nicholas Shrady, ed. Objetiva, 1999.
Site
www.sacredsites.com
Vídeos
0 comentários:
Postar um comentário