"Não é história, não é doutrina, não é ciência, seita ou religião. É coisa limpa, é coisa pura, para o caminho da eterna salvação".
Isto segundo o cantor Tim Maia, que, entre 1974 e 1975, foi um fervoroso pregador da Cultura Racional.
O movimento nasceu em 1935, no Rio de Janeiro, quando uma entidade extraterrena chamada Racional Superior teria ditado uma série de mensagens ao médium Manoel Jacintho Coelho, que se tornou o "profeta" da irmandade.
O Racional Superior é o mais elevado dos raciocínios, ou, como eles crêem, é o verdadeiro Deus.
Definido pelos membros como uma forma de conhecimento que permite ao homem entrar em contato com sua verdadeira essência, a Cultura Racional não tem sistema doutrinário, rituais ou templos.
O objetivo seria a conquista da chamada "imunização racional", estágio de perfeição em que o homem se integra ao Universo.
Para tanto, é preciso apenas estudar os textos ditados pelo Racional Superior: a obra Universo em Desencanto (coleção de 21 livros básicos que, ao todo, chega a mil volumes - todos escritos por Manoel Jacintho até sua morte, em 1991).
Segundo estudiosos, a Cultura Racional - que conta hoje com 25 mil pessoas cadastradas - é encarada sob dois ângulos. Ela pode ser vista como algo sem valor, a ser descartado; ou como uma doutrina com a qual se pode manter um diálogo ecumênico, a partir da busca de pontos comuns.
Os teólogos mais conservadores tendem a assumir a primeira posição, enquanto os mais liberais optam pela segunda.
Seja como for, o movimento ainda é polêmico. O próprio Tim Maia, que lançou dois discos voltados à propagação da filosofia, abandonou a irmandade após ir à falência (por investir em suas pregações) e renegou as músicas que compôs na época.
Referências Bibliográficas
Livro
Universo em Desencanto - Obra Inicial - Vol. 1 e 2 (de 3 vol) , de Manoel Jacintho, ed.Gráfica Racional, 1997.
Universo em Desencanto - Obra Inicial - Vol. 1 e 2 (de 3 vol) , de Manoel Jacintho, ed.Gráfica Racional, 1997.
Site
www.culturaracional.com.br
.:.
0 comentários:
Postar um comentário