De fato, além do meio ambiente, a saúde é um tema central para Trigueirinho. Avesso à mídia e a badalação - raríssimas vezes concede entrevistas - estabeleceu um cotidiano no regrado e ascético em suas comunidades: a alimentação é totalmente vegetariana - nem ovos e leite, por terem origem animal, são aceitos - todos os medicamentos são naturais e as plantações seguem os princípios da agricultura orgânica. Ou seja, ao lado do respeito à natureza, é enfatizado o cuidado com o próprio corpo.
Para Trigueirinho, fortemente influenciado pelas idéias de Antroposofia e da Teosofia, que se baseia na mística oriental, uma vida saudável é o caminho para o ser humano entrar em contato com as energia superiores.
Sua obra tem ainda forte interseção com a Ciência. De acordo com Trigueirinho, o material genético humano não é meramente um composto físico-químico, mas também seria influenciado por um conjunto de condições energéticas que variam de acordo com os ciclos da humanidade. Ao longo da História, já teriam havido quatro trocas do código genético humano e a próxima, que livraria o homem de sua carga hereditária, já estaria em curso.
Idéias como essa, claro, soam estranhas para os céticos, mas segundo estudiosos esse aspecto científico é um ponto essencial para a aceitação do guru.
A legitimidade de movimentos recentes como o de Trigueirinho não vem de um discurso baseado apenas na fé. Eles procuram legitimar suas crenças também por meio do diálogo com a Ciência. Realmente, o flerte com a Ciência é constante na obra do escritor.
"Há uma interdependência entre todos os ramos da Ciência, e tudo é para ser visto como um conjunto e não de modo fragmentado", diz ele no livro Aurora.
Da mesma forma, a busca por respostas em tempos de crise, sejam elas científicas ou espirituais, explicaria o sucesso de Trigueirinho, que não é pequeno - seus livros já venderam cerca de um milhão de exemplares. Vivemos numa época de grande incerteza e as explicações tradicionais muitas vezes não têm dado conta da realidade. Assim, novos grupos religiosos acabam ocupando esta lacuna, enfatizando as capacidades individuais de cada pessoa.
Porém, como era de se esperar pelos aspectos incendiários de seus ensinamentos, ao lado dos milhares de admiradores, Trigueirinho angariou também vários críticos, muitos deles chegando a acusá-lo de fazer lavagem cerebral em seus seguidores. Além disso, astrônomos e ufólogos afirmam que as fotos exibidas por ele como sendo de óvnis seriam manipulações caseiras de negativos.
Para ele, contudo, esse tipo de crítica deve ser vista com naturalidade, a mesma naturalidade que, segundo ele, deve pautar a vida de todos nós. Como afirma:
"Nesta humanidade, que está desenvolvendo a mente, a crítica é um estágio natural em alguns. Qualquer trabalho a que nos propusermos será sempre passível de crítica ou de acolhimento. A mente humana, sendo analítica, proporciona essas duas reações opostas. Assim, encaro as críticas como naturais, embora nunca tenha feito 'lavagem cerebral' em ninguém. Nos livros e palestras apresento informações e reflexões que podem ser acolhidas livremente pelos que se sentirem receptivos. Não há pretenção de convencer quem quer que seja, nem de forçar mudanças. A humanidade ainda vai passar por algumas provas, mas no futuro haverá uma considerável ampliação de prespectivas."
É ou Não É Religião?
Segundo estudiosos, o trabalho de Trigueirinho seria, sim, um movimento religioso. De fato, mesmo não se considerando um líder espiritual tradicional, Trigueirinho já abordou muitos aspectos familiares ao universo da fé em sua obra. Veja algumas das polêmicas afirmações do guru do espaço:
Aparições da Virgem Maria
"Embora ela [a humanidade] muitas vezes se prenda a essas manifestações formais, esquecendo-se da essência, a projeção de imagens de seres aos quais devota respeito e reverência sempre foi um recurso utilizado pelas hierarquias encarregadas de sua formação e instrução para suprir limitações inerentes aos corpos terrestres."
Jesus
"Cristo é energia cósmica de unificação, e não um indivíduo; está em todos e exprime-se com liberdade naqueles que prenunciam etapas futuras de aperfeiçoamento do gênero humano".
Deus
"Denomina o que de mais elevado se possa conceber. Em estados evolutivos iniciais, é tido como um ser pessoal, externo; em fases mais adiantadas, é reconhecido como essência impalpável e buscado no mundo inteiro".
Igreja
"Em certos textos ocultistas, esse termo tem o significado velado de hierarquia interna da Terra. Refere-se também ao arquétipo de uma estrutura que propicia o despertar e o desenvolvimento da consciência do ser humano e funciona como veículo para a expressão da alma de indivíduos que estão reunidos em nome de uma meta única".
Fim.
Referências Bibliográficas
Um Chamado Especial - Antologia de Obras de Trigueirinho, de Trigueirinho, ed. Pensamento, 2003.
Glossário Esotérico, de Trigueirinho, ed. Pensamento, 1994.
Site
Trigueirinho - acesse o link: Trigueirinho
Vídeos
Canal History - Alienígenas do Passado: A Série
0 comentários:
Postar um comentário