domingo, 11 de outubro de 2015

Mestre Yogue - Parte 1

(Prof. Dr. Hermógenes de Andrade Filho, professor e escritor, grande divulgador do Hatha Yoga no Brasil, em visita à Vitória da Conquista em jan/2015.)

É com muita alegria que veiculamos o último trabalho do prof. Dr. José Hermógenes de Andrade Filho feito em nossa cidade em visita de 09 de Janeiro de 2015, quando palestrou por 2 dias sobre a arte da Meditação e da Iluminação. 

Falecido em 13 de Março de 2015, não partiu sem cumprir seu legado de ser um dos maiores professores de Yoga do Brasil. 

Abaixo, transcrevemos sua visita na cidade de Vitória da Conquista em 09 de Janeiro de 2015 à Sociedade Stella Matutina concedendo uma entrevista para A Torre da Coruja.

(Prof. Hermógenes se preparando para seu último dia de palestra na cidade no Pousada Conquista Resort Spa.) 

Aos 94 anos, o professor Hermógenes Andrade Filho aparentava ser mais jovem e com mais vitalidade do que quando tinha 35 anos. 

Na época, seguia carreira militar no Rio de Janeiro e levava uma vida que chamava de "normótica" - competitiva, egoísta e focada nos prazeres momentâneos. 

Foi então que uma tuberculose o surpreendeu, condenando-o a semiviver: obeso, doente e estressado, teria até de abandonar o trabalho. 

Ele havia perdido a esperança quando, por acaso, se deparou com um livro sobre yoga, em inglês (naquele momento ainda não havia publicações sobre o assunto em língua portuguesa). Admirado com a profundidade espiritual da filosofia, que alia exercícios físicos e meditação na busca de autoconhecimento, começou a praticá-la imediatamente e, aos poucos, foi recuperando a saúde.

(Prof. Hermógenes no Salão de Meditação na Sociedade Stella Matutina.)

Ele disse: "Renasci para uma vida mais saudável, consciente e, antes de tudo, mais espiritualizada".

Com a descoberta, o professor passou a estudar com afinco diversas tradições religiosas, principalmente as orientais, reconhecendo uma única essência divina em todas elas. 

O resultado é uma postura ecumênica e tolerante, que pode ser identificada em seus mais de 30 livros sobre espiritualidade e poesia, além dos eventos de que participava por todo o país, como o Encontro Para a Nova Consciência, que é realizado anualmente em Campina Grande, na Paraíba (mesmo após sua morte). 


Ele disse: "Todas as religiões têm o mesmo objetivo, que é nos aproximar de Deus pelo amor. Quando isso ocorre, também nos aproximamos mais uns dos outros".

O Yoga pode realmente ser considerado como uma religião?

Dependendo do que você entende por religião. Se acredita que é uma instituição com hierarquia sacerdotal, dogmas e rituais específicos, então yoga não é religião. 

Mas se, para você ela é um meio de atingir a religação com Deus, mediante um processo interno, que se dá de forma sincera no seu coração, então, sim, o yoga é, em essência, religioso.

No entanto, o yoga hoje virou um produto de consumo, vendido como uma ginástica numa embalagem exótica. 

O intuito do professor de yoga deve ser o de auxiliar as pessoas a desenvolver o autoconhecimento e, assim, aproximar-se de Deus. 

Esse é o caminho do yoga.

O senhor escreveu um livro chamado Viver em Deus. Como alcançar esse estado espiritual?

Viver em Deus é uma prática bem mais simples do que parece: basta você procurar ser Sua própria essência. 


Quando os primeiros europeus chegaram à Índia, ficaram admirados com a inteligência e a filosofia dos habitantes da região. Chamaram a tradição religiosa daquele povo de Hinduísmo, mas o verdadeiro nome era outro, Sanathna Dharma, que significa "Lei Eterna" em sânscrito.

Acredito que essa "lei eterna" é a base e a substância de todas as diferentes religiões: ela ensina o amor, a prestação de serviço, o perdão - tudo o que todos os credos professam. 

Como o senhor vê Deus?

Costumo contar esta anedota em minhas palestras, para ilustrar o modo como compreendo Deus:

"Pedi a bênção a Krishna, e Cristo me abençoou. Orei ao Cristo e foi Buda quem me atendeu, então decidi chamar por Buda e Krishna me respondeu..." 



Na verdade, todos eles são diferentes representações de um Deus único. 



Continua...



0 comentários:

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior. Tecnologia do Blogger.

Search This Blog