(Senhor do Caminho e da Virtude, mas também é venerado como o próprio Lao-Tsé.)
Divindades luminosas como o mestre Lao-Tsé também são explicadas como emanações do céu anterior, o mundo invisível, que assumiram forma humana.
Lao-Tsé teria sido a emanação do Senhor do Caminho e da Virtude - um dos Três Puros - que veio até os seres humanos para deixar o mapa do caminho, o livro sagrado Tao Te Ching.
(Não existem publicações do livro Si Chi no Brasil, entretanto, pode-se ter acesso a uma versão digital traduzida do inglês, mas apenas disponibilizada para os adeptos Rosa-Cruzes.)
Apesar de sua história ser repleta de lendas, a existência histórica de Lao-Tsé foi registrada por um cronista imperial do tempo a dinastia Han no livro Si Chi, ou Apontamentos Históricos, data de 100 a.C., quer dizer, 300 anos depois da morte do grande mestre.
Conforme o livro chinês, o nome real de Lao-Tsé era Erh Dan Li ou "Velho Menino".
Segundo lendas, Lao-Tsé teria nascido velho, com os cabelos brancos depois de uma gestação que durou 52 anos.
Além do Tao Te Ching, o Taoísmo têm outros livros sagrados usados para a reflexão, como os deixados pelo mestre Chuang Tzu, que foi discípulo de Lao-Tsé.
O I Ching, ou Livro das Mutações, de autor desconhecido, também compõe o conjunto de obras que constituem a base espiritual e filosófica da tradição taoísta.
(Os 64 hexagramas de poder também podem ser usados como um poderoso e assertivo oráculo.)
Formado por 64 hexagramas (símbolos), o I Ching revela a complexa sabedoria milenar chinesa formulada com base na observação das leis naturais.
(Era usado algo similar a este instrumento há muito tempo na China. Ao redor de um pequeno recipiente com água e uma agulha imantada, havia os 64 hexagramas do I Ching. Através disso, media-se o magnetismo de um determinado lugar. Então, a Medicina Chinesa operava, pedindo que seus pacientes ficassem nesta ou naquela posição, neste ou naquele cômodo da casa, para poderem beneficiar-se de energias positivas e benéficas em suas vidas. Nas viagens pelo oriente de Marco Polo que duraram 24 anos, este encontro cultural transformou a engenhoca em Bússula, como os chineses a denominavam...)
O I Ching é usado como oráculo, cuja consulta é feita por meio do jogo das varetas ou de moedas.
A Árvore Genealógica Taoísta
Devido à extensão territorial da China, onde surgiu, o Taoísmo era praticado de diversas formas.
Atualmente, existem mais de 30 ordens taoístas, cada uma delas determinada pela linhagem de um mestre espiritual.
É como uma árvore genealógica, na qual cada família está conectada entre si. A diferença está no mestre e no tipo de conhecimento enfatizado por ele.
Mas todas seguem a mesma orientação filosófica.
Algumas dessas ordens têm poucos praticantes ou já estão extintas, mas há duas que se sobressaem.
Na China continental, predomina a ordem de Guan Zhen o Real Integração. Fora da China, a Zhen Yi ou Ortodoxa Unitária é a que possui mais adeptos.
(Parece um passeio à Ouro Preto em Minas Gerais, mas estamos em Macau, República da China. A colonização portuguesa deixou seus traços arquitetônicos além da língua. Temos mais em comum com a cultura chinesa do que imaginamos...)
A primeira é voltada para a meditação, enquanto a segunda preocupa-se em realizar trabalhos sociais.
O Taoísmo conta com mais de 20 milhões de adeptos em todo o mundo.
Os conhecimentos praticados em cada ordem taoísta podem ser divididos em cinco vertentes. A primeira se chama Dan Ting e prioriza a busca da mortalidade da alma.
A segunda é a Fu Lu, que propõe relações com as divindades usando práticas místicas.
A terceira é a Jin Dien, que enfatiza o estudo dos livros sagrados.
A quarta chama-se Ji San e prega a aplicação da sabedoria taoísta em prol da sociedade.
A quinta é a Dean Yen e usa a experiência compilada pelos mestres no I Ching, nas artes marciais, na Astrologia e na Acupuntura para revelar as influências do invisível no cotidiano.
O ideal é praticar todos esses conhecimentos para a vivência completa do Taoísmo.
Continua...
(Templo da Transparência Sublime, no Rio de Janeiro...)
(...quando Mestre Sérgio ensinava como meditar.)
Mas todas seguem a mesma orientação filosófica.
Algumas dessas ordens têm poucos praticantes ou já estão extintas, mas há duas que se sobressaem.
Na China continental, predomina a ordem de Guan Zhen o Real Integração. Fora da China, a Zhen Yi ou Ortodoxa Unitária é a que possui mais adeptos.
(Parece um passeio à Ouro Preto em Minas Gerais, mas estamos em Macau, República da China. A colonização portuguesa deixou seus traços arquitetônicos além da língua. Temos mais em comum com a cultura chinesa do que imaginamos...)
A primeira é voltada para a meditação, enquanto a segunda preocupa-se em realizar trabalhos sociais.
O Taoísmo conta com mais de 20 milhões de adeptos em todo o mundo.
Os conhecimentos praticados em cada ordem taoísta podem ser divididos em cinco vertentes. A primeira se chama Dan Ting e prioriza a busca da mortalidade da alma.
A segunda é a Fu Lu, que propõe relações com as divindades usando práticas místicas.
A terceira é a Jin Dien, que enfatiza o estudo dos livros sagrados.
A quarta chama-se Ji San e prega a aplicação da sabedoria taoísta em prol da sociedade.
A quinta é a Dean Yen e usa a experiência compilada pelos mestres no I Ching, nas artes marciais, na Astrologia e na Acupuntura para revelar as influências do invisível no cotidiano.
O ideal é praticar todos esses conhecimentos para a vivência completa do Taoísmo.
Continua...
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