(Cerimônia maçônica de elevação do grau Adepto ou Aprendiz para o Companheiro ou Conselheiro)
Baseada nos princípios de liberdade de pensamento e expressão, a maçonaria é uma fraternidade voltada ao aperfeiçoamento individual de seus membros e, em última medida, de toda a humanidade.
(A Maçonaria é uma fraternidade das mais antigas do mundo. Não sabemos exatamente sua origem. Sabemos apenas que sua estrutura interna é encontrada também no antigo Egito entre os sacerdotes dos templos)
A organização, cujo nome deriva do termo maçon (pedreiro, em francês), originou-se de corporações de ofício na Idade Média, espécie de germe dos sindicatos modernos, onde aprendizes e mestres se reuniam para discutir questões profissionais.
Essa seria a "maçonaria operativa", voltada para o lado prático do ofício.
Com a proliferação das Universidades e o ingresso de homens de outras áreas de conhecimento, surge a "Maçonaria Filosófica".
(Grande Loja Maçônica inglesa também conhecida como Franco-Inglesa. Operante desde 1717)
A maçonaria como a conhecemos hoje tem origem em 1717, com a criação da Grande Loja Maçônica da Inglaterra.
Embora não seja uma sociedade secreta, todos os rituais da ordem, que incluem desde sinais até um vocabulário próprio, são conhecidos apenas pelos maçons, reforçando a aura de mistério que envolve a organização.
(A juventude Maçon participa de trabalhos internos e externos na Cidade Vitória da Conquista. São muito ativos e dinâmicos. Encontro deste sábado 03/05/2014 )
Esse sistema de comunicação interna funciona como um meio dos irmãos maçons se reconhecerem entre si.
O estudo maçônico é dividido em graus, sendo que cada um tem seu código específico de símbolos.
Ao entrar para a maçonaria, o indivíduo torna-se um Aprendiz. Depois de um ano, passa por um exame para atingir o grau dois, de Companheiro.
Mais um ano, e novos rituais, obtém o grau três, de Mestre.
(A maçonaria escocesa é um ramo tradicional, provavelmente um dos mais antigos, com vestígios dos templários em seus rituais. O presidente americano Barack Obama é um ilustre representante da maçonaria escocesa que contém os 33 graus de superioridade ou ascendência)
Há ainda graus que vão do 4 ao 33 - chamados filosóficos - cuja obtenção é opcional e não tem limite de tempo.
(A Ordem Stella Matutina está na cidade de Vitória da Conquista desde a chegada da maçonaria. É um grupo maçônico, que tenta manter os rituais tradicionais distribuídos em 10 graus. O 11º grau é especial e é chamado de Ipsissimus Magister)
Há também pequenos subgrupos dentro da maçonaria que por motivos internos e mágicos, dividem seus graus em 10 etapas, sendo o maior e mais difícil, o grau Ipsissimus Magister, que o adepto alcançará após alguns anos de permanência na Ordem.
Os membros da fraternidade reúnem-se em lojas como são conhecidas as assembleias de maçons e, em geral, realizam sessões semanais.
Mesmo pregando a ausência de qualquer preconceito, uma das leis da maçonaria proíbe o ingresso de mulheres na ordem. Essa proibição nada tema a ver com discriminação sexual, apenas é uma forma dos rituais estabilizarem as energias elétricas e magnéticas em suas ações.
(A adesão de mulheres sempre ocorreu na Inglaterra, na Escócia ainda hoje é limitada a presença feminina nos rituais de superioridade. Na cidade de Vitória da Conquista, as mulheres tem alcançado grande independência, efetuando trabalhos próprios da ordem)
Contudo, ao longo dos anos, a separação interna ritualística tem sido ignorada por ordens mistas ou os pequenos subgrupo já citados, dentre elas, A Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain, e a Ordem Stella Matutina, que proclamam a igualdade entre os sexos.
Seja como for, para ser aceito numa ordem, o indivíduo deve ser indicado por um maçon, ou ser filho de um, que avaliará seu comportamento na vida social.
(A Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain, a Perfeita Loja, localizada em Paris, França)
Mas não pára por aí.
O perfil do maçon não passa apenas pela moral e pelos bons costumes, mas também requer que a pessoa esteja em busca de crescimento espiritual.
Tal exigência se explica: Apesar de não ser uma religião, a organização proclama o princípio de Deus como sendo O Grande Arquiteto do Universo.
A História é repleta de maçons famosos, como compositor alemão Ludwig Van Beethoven, o ex-presidente americano George Washington e o general francês Napoleão Bonaparte, entre tantos outros...
(O imperador brasileiro, Dom Pedro I, maçon, sempre carregou em suas medalhas os sinais da Ordem e Grau que participou)
No Brasil, um dos maçons ilustres foi o imperador Dom Pedro I, que compôs o hino maçônico brasileiro:
"Humanos sacros direitos,
Que calcarão a tirania,
Vai, ufana restaurando,
A pura Maçonaria..."
Saiba mais...
http://www.lojamaconica.org.br
Pequena História da Maçonaria, de C.W. Leadbeater 33º, ed. Pensamento, 2007.
O Esoterismo na Ritualística Maçônica, de Eduardo Carvalho Monteiro, ed. Madras, 2004.
.:.
0 comentários:
Postar um comentário